O Nome da Rosa

Qualquer romance histórico que se preze apresenta na contracapa a inevitável comparação com «O Nome da Rosa», o que se compreende porque é um livro de referência, mas não deixa de ser desadequado considerando que é uma obra maior da literatura que não pode ser generalizada. Não é comum ter a erudição, inteligência e sensibilidade de Umberto Eco, que num momento de génio produziu esta obra extraordinária, pelo que as imitações reproduzem apenas o esqueleto do livro mas não o essencial. Apresentam bispos maldosos a perseguir monges atormentados por causa de um qualquer manuscrito perdido, mas não afloram o essencial de uma obra única.

«O Nome da Rosa» é uma intriga policial inteligentíssima, que gere de forma genial o suspense e o mistério que este estilo implica. É um romance histórico que faz um enquadramento excecionalmente detalhado e preciso de uma época conturbada. É um drama humano profundo, que retrata a relação mestre/discípulo com uma sensibilidade rara. É um belo exercício de escrita, subtil e rico, que dá gosto reler. É, acima de tudo, uma obra que merece ficar na história da literatura e que retrata um momento essencial dessa mesma história: a censura da igreja católica medieval às obras da antiguidade clássica pré cristã, escondidas em bibliotecas impenetráveis, apagadas de pergaminhos reutilizados, copiadas por monges que as não deviam tentar compreender, uma tarefa que se vem a revelar impossível para as mentes inquisitivas.

 “Porque nem todas as verdades são para todos os ouvidos, nem todas as mentiras podem ser reconhecidas como tais por um espírito piedoso, e os monges, enfim, estão no scriptorium para levar a cabo uma obra precisa, para a qual devem ler certos volumes e não outros, e não para seguir qualquer insensata curiosidade que os colha, quer por debilidade da mente, quer por soberba, quer por sugestão diabólica”.

Eco

Título: O Nome da Rosa

Autor: Umberto Eco

Editora: Difel

Ano: 1996

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado no Comentário. Os campos de registo obrigatório são identificados por *

Loading...