Holocausto Brasileiro

«Holocausto Brasileiro» é uma leitura interessante pelo tema que aborda. Apoiada em inúmeros testemunhos e registos fotográficos, a jornalista de investigação Daniela Arbex expõe a triste realidade do hospício de Colônia, uma suposta instituição psiquiátrica que ao longo do século XX recebeu os inconvenientes da sociedade – homossexuais, prostitutas, mulheres desprezadas pelos maridos, epiléticos. Sem terem sido sujeitos a qualquer avaliação clínica, os pacientes eram ali encerrados em condições infra-humanas, despojados de todos os bens, direitos, relações. Conviviam numa imundice abjeta e viviam em total promiscuidade, crianças misturadas com adultos. Quando morriam os seus corpos eram vendidos a faculdades de medicina. Por ali passaram 60 000 seres humanos.

O livro faz referência à luta pela humanização dos cuidados de saúde mental impulsionada pelo psiquiatra italiano Franco Basaglia, que defendia a abolição dos hospitais psiquiátricos, o retorno dos pacientes à comunidade e a extinção dos internamentos abusivos, sem critérios clínicos que o justificassem. Uma mudança de paradigma nem sempre fácil na sua concretização, pois a falta de estruturas comunitárias de apoio pode empurrar as famílias afetadas por questões de saúde mental para situações de desespero e os doentes para condições de indigência, um tema que daria para outro livro.

“Quando os corpos começaram a não ter mais interesse para as faculdades de medicina, que ficaram abarrotadas de cadáveres, eles foram decompostos em ácido, na frente dos pacientes, dentro de tonéis que ficavam no pátio do Colônia. O objetivo era que as ossadas pudessem, então, ser comercializadas”.

Holocausto

Título: Holocausto Brasileiro

Autor: Daniela Arbex

Editora: Guerra e Paz

Ano: 2014

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado no Comentário. Os campos de registo obrigatório são identificados por *

Loading...